OAB-ES firma parceria com UNESC para pós-graduação

A Ordem dos Advogados do Espírito Santo (OAB-ES) fechou contrato com o Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), para estimular o ensino e pesquisa na instituição.

A assinatura do convênio foi feita pela procuradora da instituição UNESC, Maria José Rossi de Vasconcellos e o pelo presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho na tarde de terça-feira, 10 de setembro.

O contrato prevê descontos de 15% para os advogados que possuem a inscrição da OAB-ES, sendo possível ingressarem nos cursos de pós-graduação que a UNESC oferecer, como Direito Penal, Direito Público, Gestão Pública, Direito Civil, Processo Civil e Direito de Família e Sucessões. O desconto será possível mediante a apresentação da carteirinha da Ordem.

Dona Ilaria de Vasconcellos, esposa do fundador da UNESC, Dr. Pergentino de Vasconcellos falou sobre essa parceria entre a Universidade e a Ordem. "É uma honra ter essa chance, essa oportunidade. Ficamos extremamente orgulhosos, esperamos que isso de muitos frutos em nossa instituição. Desejamos que a UNESC cresça ainda mais com essa união a OAB", declarou Ilaria de Vasconcellos.

Filha do Dr. Pergentino de Vasconcellos e procuradora da Universidade, Maria José Rossi de Vasconcellos, agradeceu a parceira e ressaltou a importância que possui para todos os envolvidos. "É motivo de muito orgulho e satisfação estar aqui hoje, o advogado não nasce com a inscrição na Ordem dos Advogados e sim na sala de aula. Procuramos ajudar a formar o advogado não apenas com saber jurídico, mas também com ponto de vista ético e espiritual, porque trabalhamos com o homem e com o todo. Somos uma casa de educação e não uma casa de ensino", declarou Maria José.

O presidente da casa, José Carlos Rizk Filho, afirmou o quão significativa é a parceria firmada no dia de hoje. "O advogado não nasce só na hora em que pega sua carteira da OAB. A sala de aula é o início da vida de um advogado, ter esse passo de aproximação com a Unesc é uma grande honra. Tenho orgulho de ter a minha mãe formada na universidade e é uma coisa que me agrada e me deixa feliz. Um orgulho maior ainda estar ao lado de dona Ilaria e poder conhecê-la", disse Rizk.

A professora da UNESC e advogada, Adriana Cardoso comentou como esse feito será relevante para os beneficiados. "Devemos enfatizar que a pesquisa é importante para Unesc e o contrato é uma oportunidade de abrir para que mais pessoas, mais advogados construindo esses laços dentro da Unesc Serra e Colatina. É de extrema relevância fomentar a pesquisa e extensão no Espírito Santo e é uma das principais preocupações da comissão de ensino jurídico", disse Adriana.

A coordenadora da pós-graduação em Direito de Família e Sucessões da Instituição de Ensino, Reichiele Vervloet, comentou sobre o avanço alcançado com o contrato. "É uma alegria para nós da Unesc firmar essa parceria com a OAB-ES, justamente por ser a casa do advogado onde os alunos pretendem estar. E quando tem o aprimoramento do ensino jurídico, extensão e pesquisa nó temos um melhor advogado e profissionais mais combatentes em audiências e em sua rotina diária. De fato com o aval da Seccional isso nos trás uma chancela de que nosso trabalho é realmente bem sucedido e os nossos 50 anos são de peso. Reforçando como a instituição é referência em ensino jurídico no Estado e quem sabe nacionalmente", declarou Reichele.

Também estiveram presentes na reunião, a professora e advogada Jackeline Messner, a coordenadora de pós-graduação do Campus Serra, Márcia Regina da Costa Machado e a Supervisora do Campus Serra Liliane Teixeira.