Solenidade Virtual

OAB-ES entrega mais de 100 carteiras digitais na segunda solenidade on-line

A Ordem do Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) realizou nesta quinta-feira (9/04) a segunda solenidade on-line de entrega digital de carteiras de nível estadual, envolvendo bacharéis de todas as subseções.

CLIQUE AQUI E ASSISTA À SOLENIDADE

Uma turma de 107 jovens advogados e advogadas de diversos municípios do Estado receberam suas carteiras e estão aptos para o exercício da profissão.
A Ordem vem adotando soluções digitais neste período de enfrentamento à pandemia do coronavírus. A transmissão foi feita ao vivo através do aplicativo Zoom e contou com 249 participantes.

A cerimônia foi aberta pelo presidente da Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho.

O juramento foi conduzido pela bacharel em Direito Jefferson Oliveira Lorencini, que também recebeu a sua carteira junto com os demais colegas.
Após o juramento, foi passada a palavra para a oradora da turma, Thais Moura Mercier.

O conselheiro federal da OAB-ES Luiz Claudio Allemand, paraninfo da turma, cumprimentou o presidente José Carlos Rizk Filho e a todos os presentes.

Em seu discurso, bastante emocionado, fez uma breve homenagem ao conselheiro seccional e advogado militante Setembrino Pelissari, de 91 anos, falecido recentemente e que atuou na profissão até o fim. Ele falou sobre o exercício da advocacia e o Estado Democrático de Direito para a turma que recebeu as carteiras.
“Vocês, jovens advogados, pensem grande e lutem por uma sociedade mais justa e humana. Tenham orgulho da profissão”, aconselhou.

O regente e maestro do Coral da OAB-ES, maestro Max Carvalho, apresentou a música Caçador de Mim, de Milton Nascimento, e o clássico Aleluia de Jeff Buckley.

O presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Baltazar Moreira Bittencourt também parabenizou  os novos advogados. "É uma honra participar dessa segunda solenidade on-line. É um momento histórico. Vocês que estão recebendo hoje a carteira, em uma das maiores crises da Advocacia e da sociedade como um todo, são extremamente corajosos e corajosas. Parabéns, o presente e o futuro dependem de nós. Nossas prerrogativas são a principal arma da sociedade, então não se apequenem perante nenhuma autoridade, pois não existe hierarquia entre nós e temos o compromisso de defender o Estado Democrático de Direito. Como também disse Rui Barbosa: “Não há salvação fora da lei”. Somos nós, a Advocacia, a expressão da Justiça, e somos nós, Jovem Advocacia, a esperança dela. Convido vocês a participarem da Comissão da Jovem Advocacia, estaremos sempre à disposição. Sejam bem-vindos à OAB", disse.

Prestigiaram a solenidade on-line o presidente da 1ª Subseção de Colatina, Cristiano Rossi Cassaro; o presidente da 2ª Subseção de Cachoeiro de Itapemirim, Adílio Domingos dos Santos Neto; a presidente da 3ª Subseção de Linhares, Alcídia Pereira de Paula Souza; a presidente da 4ª Subseção de Guarapari, Monica Silva Ferreira Goulart; o presidente da 8ª Subseção de Vila Velha, José Antonio Neffa Junior; a presidente da 11ª Subseção de Cariacica, Ciloni Nunes Fernandes; o presidente da 15ª Subseção de Nova Venécia, José Carlos Said; e o presidente da 17ª Subseção da Serra, Ítalo Scaramussa Luz.

Eles parabenizaram a Ordem por proporcionar o momento de entrega de carteiras e desejaram boas-vindas à nova advocacia.

O presidente José Carlos Rizk Filho fez um breve discurso para finalizar a solenidade. “Nesse momento precisamos de solidariedade. A Ordem tem realizado ações para ajudar a advocacia nesse momento de pandemia. Uma das primeiras medidas foi a suspensão por 3 meses da anuidade da OAB-ES. Além disso, estamos oferecendo vacinas gratuitas”, informou.

Rizk falou ainda sobre a iniciativa de realizar a solenidade on-line.  “Quando ficamos sabendo desse grave problema da pandemia e que não poderíamos realizar solenidade presencial, não desisti. Essa é a segunda cerimônia on line. Advogar é não desistir, é ultrapassar os muros. Advogar é enfrentar as crises buscando inovar e saber que os problemas irão passar. Gostaria de deixar uma mensagem de paz”, ressaltou Rizk.

Ao final da transmissão, o presidente convidou a todos a falar a frase “Isso vai passar; vamos passar por essa juntos”.