Maior evento jurídico do ES

OAB-ES e ESA-ES abrem a Semana da Advocacia 2020

Teve início, na tarde desta terça-feira (11), a Semana da Advocacia 2020, o maior evento jurídico do Estado todo em formato virtual, com dois mil participantes inscritos e 58 palestrantes de renome no mundo jurídico e também de áreas correlatas. O presidente do Conselho Federal da Ordem, Felipe Santa Cruz, deu as boas-vindas e abriu o evento.

“O presidente Rizk é um trabalhador motivado, inovador. A gente vê a seccional com bons olhos. Desejamos um ótimo encontro e temos que refletir sobre que o paradigma do exercício profissional se transformará avidamente após a pandemia e cabe a OAB disputar passo a passo para que a transformação não signifique um judiciário apartado do povo”, afirmou o presidente nacional.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também marcou presença na abertura. “Gostaria de dizer, José Carlos Rizk Filho, da alegria de ter você presidindo a OAB, e também cumprimento vocês membros da Ordem. Parabenizo pelo trabalho que você tem feito. Temos uma OAB que transcende aos interesses dos advogados. Ela se consolidou no Brasil como defensora da democracia, do interesse da população e das instituições. Meu reconhecimento ao trabalho da OAB no Brasil e ao trabalho da posição firme do presidente da OAB nacional em relação ao que é de interesse da população brasileira”, reforçou o governador.

Na sequência, foi passada a palavra ao diretor geral da Escola Superior da Advocacia Nacional, Ronnie Preuss Duarte. “É exatamente nos momentos de crise que os líderes mostram seu tamanho. Nesse momento, quando a advocacia é chamada a se reinventar, experimentando mudanças que serão definitivamente perenizadas, parabenizo o diretor da ESA do Espírito Santo, que é uma referência para o Brasil”.

O diretor geral da ESA do Espírito Santo, Alexandre Zamprogno, reforçou a importância do conhecimento em momentos como esse. “Inicio a minha manifestação parabenizando a advocacia brasileira e especialmente a capixaba. O componente do conhecimento é onde entra a missão da ESA. Preparar o advogado para este novo tempo. Este já é o maior evento on-line realizado no Estado, tanto em número de inscritos como em número de painéis. Termino desejando a todos que tenhamos uma ótima semana”.

O coordenador de Comissões da OAB-ES, Alberto Nemer, cumprimentou a todos e desejou sucesso ao evento. “Cumprimento toda a advocacia capixaba em nome do presidente José Carlos Rizk Filho, que vem desempenhando uma liderança ímpar na advocacia capixaba, a quem gostaria de público parabenizar. E ao diretor da ESA-ES, Alexandre Zamprogno, por nos inspirar ao trazer esse evento nessa nova normalidade. Deixo o meu abraço a todos os presentes”.

O presidente da Caixa de Assistência do Advogado (CAAES), Aloisio Lira, reforçou a importância do trabalho realizado durante a pandemia do coronavírus. “Neste momento que passamos, nós da CAAES nunca trabalhamos tanto. A CAAES nunca ficou fechada um dia sequer. Aos nossos colaboradores, agradecemos, e ao nosso presidente Felipe Santa Cruz, que nos deu condição de que as caixas de assistência pudessem atender a todos os advogados”.

O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, encerrou a abertura lembrando da importância de pensarmos sempre em frente. “Hoje quero, principalmente, enaltecer as lideranças que têm mostrado que bom marinheiro só se faz em tempestade. O governador Casagrande tem dado aula de gestão e o presidente Felipe Santa Cruz tem conduzido um debate importante sobre a democracia, sobre o direito à manifestação, à liberdade de expressão. Essas são lideranças que estão sendo testadas e temos a felicidade em ter um presidente como Santa Cruz que enaltece a classe, e Casagrande que traz aos capixabas a ideia de responsabilidade, sabe conduzir o ES para uma pauta positiva nesse momento”.

“Historicamente a advocacia do ES, nessa data, faz um grande encontro. E infelizmente precisamos realizar esses eventos de modo online. Mas no próximo ano temos a expectativa de que as coisas vão melhorar pra que a gente entenda que esse novo normal nos dê aprendizados importantes. O pior vai passar. Entendo até que o pior já passou, seja no ES, seja no brasil, nosso futuro será melhor que o passado”, finalizou.