Maio Amarelo

OAB-ES e Detran|ES alertam para riscos da bebida e direção




A OAB-ES aderiu ao movimento Maio Amarelo, que conscientiza as pessoas sobre a importância de atitudes positivas no trânsito para a redução do número de acidentes. A Comissão Especial de Estudo sobre Orientação e Prevenção de Drogas e Afins e a Comissão de Direitos de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana em parceria com o Detran|ES, estão promovendo a campanha “Perceba o risco. Proteja a vida”, que terá abordagem exclusivamente digital neste mês devido à necessidade de distanciamento social por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Ao contrário da perigosa mistura bebida e direção, a parceria do Detran|ES com a OAB-ES é uma mistura valiosa, que tem como objetivo conscientizar para salvar vidas no trânsito. Para alertar os cidadãos sobre os riscos, serão realizados posts nas redes sociais como instagram, facebook e Twitter.

A presidente da Comissão Especial de Estudo sobre Orientação e Prevenção de Drogas e Afins da OAB-ES, Silvia Lameira Hansen, enfatizou a importância de campanhas de conscientização para redução de acidentes principalmente no que se refere ao uso de álcool e direção. “Somente em 2018 foram registrados mais de 30 mil acidentes automobilísticos, sendo que parte considerável deles são provenientes de pessoas que dirigem sob efeitos de álcool e outras drogas.
Apesar da pequena redução em relação aos acidentes de trânsitos com o advento da lei 11.705 de 2008, mais conhecida como Lei Aeca que completa 12 anos no próximo mês de junho em conjunto com as campanhas de conscientização, ainda há um número expressivo de acidentes relacionados ao uso de álcool e outras drogas e é de suma importância a discussão e campanhas que discutam a segurança viária”, informou.

“O movimento Maio Amarelo tem como finalidade a conscientização da sociedade e o alerta para os índices de acidentes de trânsito, nesse ano trazemos o tema Perceba o Risco. Proteja a Vida por meio de plataformas digitais em decorrência da situação de Pandemia vivenciada. Em 2020, fechamos a década de Ação pela Segurança no Trânsito, onde governos de todo o mundo se comprometeram para prevenir acidentes, tamanha a importância sobre o tema”, explicou a presidente da Comissão de Direitos de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana da OAB-ES, Nicole Janeiro.

Ela também informou sobre outras ações previstas para esse mês de maio. “No dia 25 iremos realizar um evento on-line sobre o fechamento dessa década trazendo o debate sobre a utilização de bebidas alcoólicas e os acidentes de trânsito”, comentou.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, fala sobre a parceria com a Ordem. “É fundamental somarmos esforços junto a instituições respeitadas como a OAB-ES para reforçarmos a abordagem educativa de trânsito. O Maio Amarelo deste ano é digital devido às circunstâncias trazidas pela pandemia do coronavírus. Vale lembrar que os riscos do trânsito e do coronavírus são inimigos invisíveis que devemos tomar medidas preventivas para proteger a vida. Uma dessas é, sempre que precisar sair de casa, não misturar a bebida e a direção, além de utilizar a máscara de proteção. Obedecer às leis de trânsito e ao isolamento social é, sobretudo, ter empatia com a vida das pessoas, comentou.
keyboard_arrow_up