OAB-ES e Crefito realizam 1ª Jornada de Perícia Técnica Fisioterapêutica do Estado

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (CREFITO 15) realizarão a 1ª Jornada de Perícia Técnica Fisioterapêutica do Espírito Santo, nos dias 22 e 23 de novembro, na OAB-ES, com abordagem também jurídica em questões processuais, trabalhistas, previdenciárias, securitistas e civis.

Segundo a Vice-Presidente da OAB-ES, Simone Silveira, o seminário é importante para que os advogados possam conhecer melhor o valor da perícia técnica e obter conhecimentos práticos sobre quesitação e sobre laudos periciais, com melhores resultados em prol da verdade real e da justa reparação de danos.

Destacou ainda que "muitas vezes os advogados sofrem violação de suas prerrogativas em meio ao procedimento, sendo de grande importância a formação do advogado e a conscientização quanto à sua participação nesse valioso instrumento de provas.

Para a Presidente do CREFITO, Eunice da Encarnação, o evento é de fundamental importância para a ampla informação sobre as técnicas fisioterapêuticas nas avaliações periciais.

Na visão do coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia do Trabalho e Perícia Fisioterapêutica do CREFITO, José Ronaldo Veronesi Júnior, o Conselho tem o objetivo de levar para a sociedade, advogados e magistrados o conhecimento da atuação do fisioterapeuta no campo pericial. “Alguns estados já têm o conhecimento bem amplo e no Espírito Santo precisamos buscar isso. Queremos pontuar a diferença entre a perícia médica e a perícia fisioterapêutica e identificar as nossas áreas de atuação, pois o fisioterapeuta tem o conhecimento muito pleno na funcionalidade humana, o que é extremamente importante dentro das perícias trabalhistas, previdenciárias ou securitistas”, declarou.

O evento contará com as participações dos Conselheiros Seccionais José Hildo Sarcinelli Garcia e Leonardo Carvalho, que também é membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas, da Conselheira Seccional e Presidente da Comissão de Direito do Trabalho Naiara Campos, do Conselheiro e Presidente da Comissão de Direito Processual, Marcelo Pacheco Machado, da advogada Aline Simonelli, Presidente da Comissão de Direito Previdenciário, da advogada Eliza Thomaz de Oliveira, Diretora da AESAT (Associação Espírito Santense dos Advogados Trabalhistas), do Desembargador do TRT-ES, Marcelo Mancilha, do Juiz Federal Marcelo da Rocha Rosado e de profissionais da fisioterapia com expertise em perícias técnicas.

As inscrições são GRAUTITAS e devem ser realizadas pelo e-mail [email protected].

Veja a programação 

Dia 22 

18:00h às 18:30h – Abertura do evento 

18:30h às 19:00h – Palestra: Aspectos Legais da atuação do Fisioterapeuta nas Perícias Judiciais

Palestrante: Patrícia Rossafa Branco – Fisioterapeuta do Trabalho e Conselheira do COFFITO 

19:00h às 19:30h - Palestra:  As diferenças entre  Perícia Médica  e  Perícia

Fisioterapêutica e as relações de complementariedade

Palestrante: José Ronaldo Veronesi Junior, Coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia do Trabalho e Perícia Fisioterapêutica do CREFITO 15 

19:30h às 20:00h – Palestra: A importância da Perícia Técnica para o direito Previdenciário.

Palestrante: Aline Simonelli – Advogada, Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-ES 

20:00h às 20:30hPalestra: A importância da prova pericial na Justiça Federal

Palestrante: Marcelo da Rocha Rosado, Juiz da Justiça Federal, Vara Previdenciária

 

20:30h às 21:00h – Confraternização e encerramento do primeiro dia

 

Dia 23 

18:00h as 18:30h - Palestra: As diferenças conceituais, de método e de concepção da tabela SUSEP e o protocolo de avaliação da Capacidade Funcional do Método Veronesi (tese doutoral)

Palestrante: José Ronaldo Veronesi Junior, Coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia do Trabalho e Perícia Fisioterapêutica do CREFITO 15

 

18:30h às 19:00h – Palestra: a importância da prova pericial na Justiça do Trabalho

Palestrante: Marcello Maciel Mancilha, Desembargador do TRT da 17 Região

 

19:00h às 19:30h – Palestra: O Advogado e a Perícia Processual

Palestrantes:

Leonardo Carvalho da Silva – Advogado, Conselheiro da OAB-ES e Membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas OAB-ES 

Eliza Thomaz de Oliveira - Diretora da AESAT - Associação Espírito Santense dos Advogados Trabalhistas

19:30h às 20:15h – Mesa redonda: O papel do Assistente técnico na prova pericial

Moderadora: Naiara Guimarães Campos Lirio – Advogada, Presidente da Comissão de Direito do Trabalho e Sindical da OAB-ES 

Palestrantes:

Marcelo Pacheco Machado – Advogado, Conselheiro da OAB-ES

José Hildo Sarcinelli Garcia – Advogado, Conselheiro da OAB-ES

José Ronaldo Veronesi Junior - Coordenador da Câmara Técnica de Fisioterapia do Trabalho e Perícia Fisioterapêutica do CREFITO 15 

20:15h às 20:30h – Perguntas do público 

20:30h as 21:00h – Confraternização e encerramento do evento 

keyboard_arrow_up