OAB-ES apresenta Anuidade Zero aos presidentes das subseções

Foto: Leonardo Duarte

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho, reuniu, nesta sexta-feira (12), os presidentes das Subseções da Ordem para apresentar o Anuidade Zero. O encontro foi durante almoço no restaurante Empório Árabe, um dos parceiros do programa.

“Por que vocês estão aqui hoje? Primeiro porque eu tenho orgulho de informar aos presidentes das subseções que o projeto deu certo. E segundo, há uma solicitação expansão do projeto para o interior. Para isso, vocês precisam conhecer o Anuidade Zero para que a gente possa crescer”, afirmou Rizk.

Os presidentes das subseções e jovens advogados comemoraram o sucesso e fortaleceram a intenção de levar o programa para as cidades do interior.

O que eles dizem

Raony Scheffer, presidente da subseção de Barra de São Francisco: “A nossa expectativa com esse programa é muito boa, especialmente ao ser difundido para todo o Estado, levando muitos benefícios aos advogados”.

Chistian Neves, presidente da subseção de Iúna: “É um programa excelente e queremos levar para todo o Estado”.

Alcidia Pereira de Paula Souza, presidente da subseção de Linhares: “Esse programa é um sonho que está virando realidade hoje. Só vem a contribuir e agregar valor à gestão da atual administração”.

Vitor de Oliveira, presidente da OAB Jovem de Iúna: “É um grande passo dado pela advocacia, e um grande presente para os jovens advogados”.

Letícia Ferreira Cristo, presidente da OAB Jovem de Castelo: “Já está sendo ótimo para todos, especialmente para os jovens advogados, pois sabemos como é difícil no início, como há gastos. Os advogados do interior esperam que, em breve, chegue para agente”.

Deangelis Lacerda, presidente da OAB Jovem de Colatina: “É uma iniciativa excelente da atual gestão que está sendo implementada gradativamente”.

Guilherme Deps, Comissão da Jovem Advocacia de Vitória: “É muito gratificante ver que esse programa está dando certo e queremos levar para o interior”.

Juliana Linhares, presidente da OAB Jovem de Vila Velha: “O programa Anuidade Zero é inovador e muito necessário, principalmente para a advocacia jovem. Porque  a tecnologia  e Direito precisam andar juntos”.

Bárbara Néspoli, presidente da Comissão da Jovem Advocacia: “A OAB-ES mais uma vez saiu à frente quando trouxe o programa Anuidade Zero. É mais um benefício, um incentivo para aproveitar os estabelecimentos credenciados e que essa rede cresça, visando à interiorização”.

Luiz Cláudio Allemand, conselheiro federal da OAB-ES: “Este é um evento que marca o Anuidade Zero. Um projeto que nasceu em Pernambuco e foi abraçado no Espírito Santo e já esta sendo adotado por outros estados. Esperamos que ele saia do piloto e alcance todo o Estado”.

Anuidade Zero

Os participantes, ao realizarem compras nos diversos estabelecimentos conveniados terão um cashback, e no final de cada ano, os valores acumulados serão abatidos da anuidade, ou o advogado poderá, até mesmo ter o valor devolvido.

“O programa Anuidade Zero que desenvolvemos é inovador. É um sistema diferente do que já existe e vai ser efetivamente um cashback, ou seja, os advogados terão, dos estabelecimentos conveniados, um retorno de um percentual do valor gasto para abater da sua anuidade. Por exemplo, no restaurante onde será feito o primeiro teste, o retorno ao advogado será de aproximadamente 10% do consumo (cashback). Se o consumo for de R$ 60,00, ele terá R$ 6,00 na conta dele da anuidade zero. Ao final do ano, o valor total acumulado será abatido da anuidade dele”, destacou o Coordenador de Comissões da OAB-ES, Alberto Nemer.

Atualmente são três estabelecimentos conveniados: o Café Bamboo, Spaghetti & Cia e Empório Árabe e aproximadamente 1200 advogados inscritos. Segundo Nemer, há diversos outros em andamento para fechar a parceria, mas alguns testes ainda precisam ser feitos para ajustar o programa. A perspectiva é de que daqui a dois meses o programa estará em pleno funcionamento.

A Ordem está negociando com estabelecimentos de vários segmentos, como cursos de pós-graduação, redes de farmácia, postos de gasolina, academias, lojas de suplementos, entre outros. E dentro na página do Anuidade Zero será criado um link para quem quiser ser parceiro do Programa.

Para utilizar o programa, o advogado deverá fazer um cadastro no site http://anuidadezero.oabes.org.br/ e apresentar a carteira da Ordem nos estabelecimentos conveniados.

Anuidade Zero no cenário nacional

O Conselho Federal da OAB assinou um contrato de assessoria e auditoria com a empresa Deloitte, para a implementação do Programa Anuidade Zero. A iniciativa será estendida para o restante do país, permitindo a participação de mais de um milhão de advogados no serviço de pagamento com bonificação. A expectativa é de que a ação já esteja em funcionamento em um prazo de 90 dias.

A decisão de ampliar o Anuidade Zero para todo o país partiu do Conselho Federal da Ordem, diante do sucesso já reconhecido em alguns Estados e da necessidade de apresentar ferramentas práticas para que os advogados enfrentem os percalços econômicos que o momento exige.

O programa Anuidade Zero já existe nos estados de Pernambuco, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O programa em Pernambuco, que foi pioneiro no Brasil, atualmente, conta com 72 parceiros de 11 segmentos.