sistema eletrônico

Jovens advogados: saibam quais são os sistemas de peticionamento usados nos tribunais do ES



Para quem acabou de pegar a carteira da Ordem, um dos desafios é entender e se familiarizar com as diferentes plataformas de peticionamento e acompanhamento de processo, utilizadas pelos tribunais do Espírito Santo. Por isso, reunimos nessa matéria os caminhos de acesso aos sistemas.

De acordo com a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-ES, Bárbara Guedes Néspoli, “a maior dificuldade é que o jovem advogado sai da faculdade sem conhecer esses sistemas e caminhamos para a advocacia do futuro, em que tudo será eletrônico. Então, ter todas as informações compiladas, assim como os cursos que são feitos e os projetos de tutoriais que a Comissão tem levantado é muito importante para facilitar o acesso dos colegas que iniciam na profissão.”

Atualmente cada tribunal possui uma plataforma de peticionamento que necessita, individualmente, de aplicativos específicos para permitir a navegação do advogado.

No caso do PJe, utilizado no Espírito Santo pelo TJES e pelo TRT-ES, existe uma ferramenta facilitadora disponibilizada pelo CNJ “Navegador PJe”, que faz com que o advogado não precise checar as versões de programas, plug-ins e outros softwares instalados em seu computador, que acabam exigindo conhecimentos que às vezes o usuário não tem.

Acesse AQUI o Navegador

VEJA ABAIXO OS SISTEMAS UTILIZADOS POR CADA TRIBUNAL

- Justiça Federal (Eproc)

O acesso é feito pelo link – https://eproc.jfes.jus.br/eproc/

Para efetuar o login no sistema Eproc basta utilizar o número da OAB no padrão ES999999 (exemplo: ES001234) e senha do sistema Apolo, que é o sistema anterior desabilitado.

Mais informações, assistência e suporte técnico na utilização do processo eletrônico entre em contato com a JFES pelos canais constantes do Portal Eproc  (http://portaleproc.trf2.jus.br/fale-conosco/ ) ou ligue (27) 3183-5124 – das 12h às 19h - Whatsapp (27) 99251-8782 / (27) 99203-2129 - e-mail:  [email protected].
 
- Tribunal de Justiça (PJe) e (Projudi) 

O acesso ao PJe é feito pelo link - sistemas.tjes.jus.br

O acesso ao Projudi é feito pelo link - https://sistemas.tjes.jus.br/projudi/

De acordo com o site do Tribunal de Justiça do Estado, para conseguir atuar com o Projudi o advogado deve efetuar o cadastro no sistema e utilizar a chave criptográfica, além ter em seu computador:  

1 - Navegador Mozilla Firefox versão 51(Windows)

2 - Java versão 7 update 51(Windos)

3 - Conversor de arquivos PDF

4 - Assinador externo PROJUDI

5 – Instalador Certisign (driver do token/leitora, cadeia da ICP Brasil)

 Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico do TJES das 9h às 19h no telefone (27) 3334-2201 ou pelo email [email protected].

 - TRT-ES (PJe)

O acesso ao PJe do TRT-ES é feito pelo link -  http://www.trtes.jus.br/principal/atividade-judiciaria/pje

Mas, neste caso, os advogados podem utilizar a ferramenta “Navegador PJe” do CNJ para não precisar checar as versões de programas, plug-ins e outros softwares instalados em seu computador.

Neste link - PJe.jus.br veja o passo a passo de como baixar de forma fácil e rápida.

Para informações e dúvidas entre em contato com o suporte do TRT pelo telefone 3185-2227, de 10 às 19 horas, e pelo e-mail [email protected].

keyboard_arrow_up