Entrega de carteiras: Ricardo Brum fala do papel da advocacia na sociedade

O secretário-geral da OAB-ES, Ricardo Brum, fez uma emocionante reflexão sobre o papel da advocacia na sociedade durante a cerimônia de entrega de carteiras nesta sexta-feira (10), afirmando que “os advogados e advogadas são a Ordem”.

“Por que lemos o compromisso e dizemos que nós somos responsáveis por atuar de maneira a proteger a Ordem Jurídica do Estado Democrático de Direito? A reflexão que proponho é que exercemos esse papel porque temos um monopólio. É um monopólio de ser a voz daqueles que tiveram direitos infringidos à justiça. Não há meio de acessar a justiça se não for através de nós advogados. Sem que nós sejamos a voz daqueles que não a tem, não há Estado Democrático de Direito que se sustente”, frisou Ricardo Brum.

Em seu discurso, o secretário-geral também falou sobre a legitimidade da advocacia e da Ordem, que segundo ele, “vem da luta cotidiana, individual de cada advogado. No momento em que vocês tomarem uma determinada ação sobre seus cuidados e passarem a exercer aquele papel de dar voz e defesa aos que não conseguem acessar a justiça vocês estão legitimando o trabalho dessa classe, porque nós somos a Ordem. ”

Ao finalizar seu pronunciamento Ricardo Brum declarou sua paixão pela advocacia. “Não tenho dúvida em dizer que não há profissão que transmita paixão maior. Advogar é poder viver a paixão a cada dia.”

A secretária-geral adjunta da Ordem, Érica Neves, foi a paraninfa da turma e afirmou que a advocacia é força que faz com que o advogado acorde diariamente para defender os direitos de um cidadão. “É uma solidariedade que é difícil encontrar em outra profissão, que não pode se perder um minuto no dia a dia. A OAB-ES está aqui para lutar pelas prerrogativas aviltadas. Sintam-se parte da Ordem."

Também compuseram a mesa de autoridades a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem, Flávia Murad, a presidente da CEAIC, Natáya Assunção, as advogadas Zélia Gilberti, Sara Dantas, Julia Venturim e os advogados Ivomar Rodrigues, Rodrigo Siqueira, Mateus Gonçalves e Ygor Nobre.