Prerrogativas

Defesa das Prerrogativas é apresentada por Alexandre Ogusuku para advocacia capixaba

Um dos temas mais caros à advocacia brasileira, que é a defesa e o pleno cumprimento de suas prerrogativas profissionais, foi apresentado pelo presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Alexandre Ogusuku, durante a 1ª reunião de 2021 da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-ES na tarde desta quarta-feira (27/01).

Ogusuku foi convidado pelo presidente da Comissão da OAB-ES, Ben-Hur Farina, para falar sobre o tema aos advogados e advogadas capixabas. A reunião virtual foi conduzida pelo coordenador-geral das Comissões, Alberto Nemer Neto, e contou com a participação do presidente da Comissão da Advocacia Criminal e Política Penitenciária, Anderson Burke.

“É uma satisfação enorme participar de um evento da OAB-ES pela segunda vez na gestão atual e agradecer por ter oportunidade para falar sobre as Prerrogativas. Uma das razões de existência da Ordem dos Advogados do Brasil, senão a principal, é promover os direitos e as prerrogativas da advocacia e, como consequência, proteger o direito de defesa do cidadão”, disse.

“Não se advoga sem liberdade. As prerrogativas são a extensão do direito democrático e um direto de defesa. Todo Sistema OAB deve estar cada mais integrado para defender as Prerrogativas e romper as barreiras de retaliações de autoridades. Um dos principais desafios é a quebra de barreira do medo. É importante fortalecer as Subseções e andar ao lado das Seccionais na defesa das Prerrogativas. A Ordem dos Advogados do Brasil está ao lado dos advogados e advogados. Não podemos ter medo. Contém sempre com o Sistema”, afirmou, ainda, o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ogusuku.

Após a palestra, o presidente nacional também esclareceu dúvidas e questões sobre violações das prerrogativas da advocacia capixaba.

O Coordenador Geral das Comissões da OAB-ES, Alberto Nemer Neto, agradeceu a participação do presidente nacional. "Gostaria de ressaltar que a nossa Comissão de Prerrogativas tem exercido um papel fundamental para defesa da advocacia capixaba. A comissão não mede esforços. Parabéns ao dr. Ben-Hur e a todos os membros”, afirmou Neto.

O presidente da Comissão da Advocacia Criminal e Política Penitenciária, Anderson Burke também falou sobre o evento. "Uma tarde engrandecedora de saber e conhecimento para a OAB/ES. Bela iniciativa do presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, o qual é muito demandado pelos advogados criminais que encontram muitos obstáculos diários para o exercício de suas prerrogativas profissionais. As prerrogativas da advocacia vão muito além da dignidade individual do advogado enquanto o seu livre exercício profissional e transbordam ao asseguramento dos direitos do representado quanto aos seus direitos e garantias fundamentais e, portanto, consequentemente, da estabilidade do Estado Democrático de Direito", disse.

“Esse encontro está sendo muito importante. Nenhum advogado deixará de ser atendido pela AOB-ES. O Plantão das Prerrogativas está em alerta e funciona 24 horas pelos telefones (27) 99277-4171 ou 99946-3259”, informou Farina.