participação nacional

Conselheira federal participa de instalação do Fida em Brasília

A conselheira federal pela OAB-ES Luciana Mattar Vilela Nemer participou nesta terça-feira (12), no Conselho Federal da OAB, da reunião de instalação do FIDA - Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados, gestão 2019/2022, para o qual foi nomeada membro titular.

De acordo com a advogada, o órgão é participativo, plural, por meio do qual é feita a integração das Seccionais, das Caixas de Assistência e do Conselho Federal. Luciana explica que o FIDA tem papel relevante para harmonização dos sistemas da OAB e, principalmente, para equilíbrio das desigualdades regionais por meio da redistribuição de receitas entre as representações estaduais.

O Fundo fomenta projetos e investimentos aos advogados, seja na capacitação profissional, como a inclusão digital, ou na infraestrutura de apoio, como a construção e reforma das sedes da OAB e salas de apoio, compra de equipamentos, transporte, dentre outros benefícios, para qualidade de vida, bem estar, saúde e cultura dos advogados.

A reunião foi comandada pelo presidente do colegiado e conselheiro federal pelo Amapá, Felipe Sarmento, acompanhado do diretor-tesoureiro da OAB nacional, José Augusto Araújo de Noronha, do secretário-geral da OAB nacional, José Alberto Simonetti, do secretário-geral adjunto, Ary Raghiant Neto, e do vice-presidente da OAB nacional, Luiz Viana.

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, também participou do colegiado e fez o discurso na abertura dos trabalhos, elogiando a nova gestão e garantindo o apoio da diretoria do Conselho Federal ao FIDA.

“A diretoria está aqui porque vamos marchar juntos, tenho confiança de que o trabalho aqui será um dos pilares da nossa gestão administrativa. O FIDA e as Caixas de Assistência realizam um trabalho fundamental e temos que ter em mente que o objetivo da nossa atuação aqui é servir a advocacia. Cada real dos advogados tem que ser bem administrado para gerar serviços e atender bem os advogados. Enfrentamos um momento turbulento na vida brasileira e isso nos obriga a fazer o dever de casa com perfeição”, afirmou Felipe Santa Cruz.