CEAIC realiza projeto “OAB Vai à Escola” em escola da Capital

  • Projeto


A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), por meio da Comissão Estadual da Advocacia em Início de Carreira (C.E.A.I.C), realizou o primeiro ciclo de palestras do projeto “OAB Vai à Escola” em conjunto com a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Vitória (SEMCID).

O curso, que tem como objetivo orientar crianças e adolescentes para a vivência dentro dos parâmetros da democracia, para que conheçam as leis que regem e norteiam o convívio em sociedade, assim como seus direitos e deveres, é composto por dois ciclos e o segundo será iniciado no dia 16 deste mês.

“A OAB-ES, por meio da CEAIC, busca cada vez estar mais próximo da sociedade esclarecendo dúvidas, explicando sobre direitos básicos e, em último prisma, incentivando crianças e adolescentes pertencentes a esse projeto o estudo do Direito. E quem sabe formar futuros advogados", explicou a presidente da Comissão, Natálya Assunção.

O projeto foi idealizado pela Comissão da Advocacia em Início de Carreira de Cachoeiro de Itapemirim (C.A.I.C) há mais de sete anos e contemplou cerca de 35 escolas ao longos dos anos. “É um trabalho em prol da comunidade que se desenvolve anos em parceria com a secretaria de educação da cidade conduzindo um pouco mais de cidadania as escolas da rede pública atendidas. E complementando a grade extracurriculares dos alunos. O projeto possibilita a OAB-ES cumprir também o seu papel social,” comentou Sebastião Renaldo Silva Hora Junior, presidente da CAIC Cachoeiro de Itapemirim.

Uma das coordenadoras do programa na CEAIC, Claudia Isadora, conta que ficou encantada quando soube a finalidade da proposta: “A ideia é que eles recebam as informações e sejam multiplicadores em suas casas e comunidades, e se tornem cidadãos melhores. Muitos são de bairros carentes e não tem muito acesso a informação. Então é uma oportunidade para serem empoderados e conhecerem seus direitos e deveres. É um projeto inspirador!”

O “OAB-ES Vai à Escola” funciona em conjunto com o projeto “Escola Promotora de Direitos Humanos” da SEMCID, em que profissionais de diversas áreas debatem com alunos de escolas municipais temas para contribuir para o desenvolvimento moral e intelectual dos alunos, incentivando o exercício da cidadania.

A escola contemplada pelo projeto foi a EMEF Padre Anchieta, do bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória, e até o momento alunos do 8º e 9º ano assistiram palestras ministradas pelos advogados e advogadas em início de carreira com os temas: Estatuto da Criança e do Adolescente, Código de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos. No segundo ciclo assistirão as aulas alunos do 6º e 7º ano com os mesmos temas.

“Foi muito gratificante coordenar esse projeto! Foram dias de luta para conseguir implementa-lo e vê-lo funcionando, com o reconhecimento das crianças e adolescentes é maravilhoso. E o programa continuará no segundo semestre deste ano em outra escola do município", contou a coordenadora do projeto.

keyboard_arrow_up