"Cabe a nós ser a voz da transformação", diz presidente da OAB na entrega de carteira para novos advogados

O presidente da OAB, Homero Mafra, entrega carteira a nova advogada

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), Homero Mafra, deu as boas-vindas nesta quinta-feira (3) a 30 novos advogados e em seu discurso fez um alerta sobre o perigo que a democracia corre nos dias atuais.
"Ser advogado é lutar pela democracia e pela liberdade. Hoje, a democracia e a liberdade se encontram ameaçadas neste País", disse Homero Mafra, que completou: "Cabe a nós ser a voz da transformação, cabe à advocacia ser a voz nesse momento duríssimo que vivemos".
O presidente da Ordem também salientou que é preciso lutar pela garantia dos direitos individuais e fez duras críticas ao Poder Judiciário, especialmente ao Supremo Tribunal Federal (STF).
"Eu tenho saudade do Supremo que tinha coragem de dizer não à ditadura e conceder habeas corpus a presos de consciência. Tenho saudade de um supremo que se impunha como Supremo Tribunal Federal, e não era palco de brigas que mais se parecem com discussão de botequim e amesquinham aquele Poder tão necessário e tão importante como é o Poder Judiciário". E continuou: "É triste ver o que assistimos na TV Justiça, é triste ver o bate-boca rasteiro e vulgar entre homens que devem ditar pela última vez a voz do Direito neste País".
Homero Mafra também falou aos novos colegas sobre o prazer de ser advogado. "Que orgulho, que paixão, que prazer eu tenho de ser advogado, amo ser adovogado e, citando autores como Franz Kafka, Cecília Meireles e Bertold Brecht, arrematou: O Direito é arte, é poesia".

SOLENIDADE

A solenidade de entrega das novas carteiras foi marcada por descontração e emoção das famílias. A mesa foi composta pelo presidente da Ordem, Homero Mafra, pela secretária geral adjunta, Erica Ferreira Neves, pelo presidente da Subseção da OAB Serra, que foi o paraninfo da turma, Italo Scaramussa Luz, e o vice-presidente da Comissão Estadual da Advocacia em Início de Carreira (CEAIC), Elcio Cardoso Miguel.
O paraninfo da turma, Italo Scaramussa Luz, convidou os novos advogados a participarem do dia a dia da OAB e destacou a credibilidade da instituição: "Vocês são a razão de ser e o motivo para que essa instituição há 86 anos goze do maior respeito em nosso  País", declarou.
Também participaram da mesa os advogados Mayara Borges, Damaris Rizzi, Isabele Rangel, João Batista de Souza Muqui, Manoel Matheus Oliveira, Luciano Chagas e Willen de Barros.
Na ocasião, foi sorteado um curso de pós-graduação na escola Damazio Educacional. O felizardo foi Bruno Gomes Costa.