Barreiras do Preconceito

Barreiras atitudinais, inclusão social e mobilidade urbana em debate hoje (23), em Laranjeiras, Serra.

 

Pensar e discutir barreiras atitudinais, que são as barreiras do preconceito e da discriminação e que, embora invisíveis, essas barreiras impedem a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e nas cidades. Este encontro terá como tema eixo central “Direitos Humanos: Inclusão Urbana e Mobilidade Social”, que acontece amanhã (23), a partir das 18h, na subseção da Serra, Laranjeiras.

O evento contará com dois palestrantes, sendo João Estevão Silvério Filho, presidente da Comissão de acessibilidade do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) e a presidente da Comissão Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-ES, Maristela Lugon.

 

Maristela Lugon pretende direcionar sua fala para as barreiras atitudinais, que são as barreiras do preconceito e da discriminação, que embora invisíveis essas barreiras impedem a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e nas cidades. Segundo ela, “é por meio das barreiras atitudinais que são criadas as barreiras físicas, porque eu só faço um ambiente que não é inclusivo quando na projeção do ambiente, na execução do projeto, eu não penso na utilização por pessoas com deficiência. ”

 E detalha um pouco mais: “Então, sem querer, eu discrimino e concretizo minha discriminação por meio dos ambientes não acessíveis às pessoas portadoras de deficiência. Eu concretizo a minha discriminação quando eu não tenho interprete de libras em um evento e torno aquele evento inacessível às pessoas com deficiência auditiva. Quando eu não possibilito o áudio de inscrição para as pessoas com deficiência visual.

 

Serão 20 minutos de fala de cada palestrante e em seguida um bate-papo sobre o tema. A realização é da Comissão de Direitos Humanos da Subseção da Serra.

Mais informações na Unidade Laranjeiras: Edifício Essencial Escritórios, Av. Eldes Scherrer Souza, nº 2230, salas 401, 402 e 417 (ao lado do Shopping Montserrat) - Serra - ES
Telefone: (27) 3070-3711

 

keyboard_arrow_up