Semana da Advocacia

Avanços tecnológicos marcam o primeiro dia do ciclo de palestras da Semana da Advocacia



A Semana da Advocacia teve início, nesta quinta-feira (08), com auditório lotado e temas que chamam a atenção para os avanços da área do Direito perante à evolução da sociedade. Para marcar o primeiro dia, os participantes puderam assistir a uma palestra do ex-presidente da OAB Nacional, Cézar Britto, que falou sobre o tema “Qual o futuro da advocacia? Uma análise pautada nos avanços tecnológicos e humanistas”.

“Comecei a fazer a seguinte reflexão para trazer para vocês. O convite (para a participação na Semana da Advocacia) havia sido feito por WhatsApp. Respondi também por WhatsApp. Depois os organizadores me enviaram o card eletrônico e pediram que eu transmitisse para as minhas redes sociais. Pela responsabilidade, comecei a gravar no meu editor de texto os tópicos que eu falaria durante a palestra. Poderia se pensar, só com isso, que o avanço tecnológico já incorporou, de forma inexorável. Mas você começa a aprofundar também sobre os avanços e percebe quantos benefícios teremos na área medica. O benefício que se terá em todos os avanços em engenharia. Tudo hoje está relacionado com esses avanços tecnológicos. O que não se fala nesse avanço é que minha secretária deixou de existir. Que o correio perdeu sua função. Não se fala dos empregos que foram desaparecendo por conta dos avanços”, analisou Britto.

“Como superar, então, esse dilema? Belchior sempre dizia que o novo sempre vem. A solução seria entender que o novo sempre vem? Eu acho que o futuro nos dá dois caminhos: o mundo distópico, que pergunta o que faremos com um bilhão de pessoas que não terão mais emprego? Mas eu quero falar de esperança, como diz o hino do Espírito Santo. Para se contrapor a distopia que se inicia, só há uma receita: a utopia. Nós compreendemos, no avançar dos tempos, que as utopias nos movem, que faz com que o mundo seja efetivamente para todos e não para poucos”, analisou o ex-presidente da OAB Nacional.

Palestras

Os participantes também puderam se aprofundar sobre os temas “Advocacia pública: desafios do presente e um olhar para o futuro”, com o advogado e mestre em Direito Administrativo e doutor em Direito do Estado pela PUC/SP, Márcio Cammarosano, e “Atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, com a advogada, professora e pós-doutora e doutora em Direito “summa cum laude” pela Universidade de Heildelberg, na Alemanha, Cláudia Lima Marques.

A programação segue durante toda esta sexta-feira (09), no Ilha Buffet Álvares, em Bento Ferreira.

Confira a programação:

09 de agosto (sexta-feira)

9h00 - Advogados e a Mediação a partir da Lei 13.140/15 - Dr. Adolfo Braga Neto

9h45 - ASPECTOS ATUAIS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL - Dr. Marco Aurélio Serau Junior

10h30 - Interesse Recursal - Dra. Carolina Uzeda

11h15 - O Futuro da Advocacia desportiva e a profissionalização do esporte - Dr. Felipe Ezabella

12h00 - Intervalo de almoço

14h00 - Acesso à Justiça e Reforma Trabalhista: modernização ou retrocesso? - Dr. Carlos Henrique Bezerra Leite

14h45 - A sensibilidade como habilidade na advocacia familiarista - Dra. Melissa Veiga

15h30 - Ética, tecnologia e advocacia - Dr. Luiz Cláudio Allemand

16h15 - Integridade em tempos que se desintegram: como a advocacia pode investir no maior ativo do futuro - Dr. Jovacy Peter Filho

17h30 - Desafios do Advogado criminalista em tempos difíceis - Dr. Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay)

18h15 - Judiciário: Manter-se humano na Era Digital - Ministra Nancy Andrighi

19h – Encerramento

Dra. Anabela Galvão - Vice-presidente da OAB/ES

Dr. Vinicius Pinheiro de Sant’anna - Diretor da oab/tv e Pós-graduação da ESA

Dra. Andreza Lage Raimundo - Vice-diretora da oab/tv e Pós-graduação da ESA
keyboard_arrow_up