Advogado e ex-prefeito de Itarana, Antônio De Martin participa do Brigadas PJe  

Brigadas PJe em Colatina. Advogado Antônio De Martin participa do curso. Foto: Divulgação.
Brigadas PJe em Colatina. Advogado Antônio De Martin participa do curso. Foto: Divulgação.

Nesta semana o projeto Brigadas PJe passou, entre outros municípios, por Itarana, noroeste do Espírito Santo. No grupo de atentos alunos que acompanhavam o curso sobre como peticionar, verificar publicações, habilitar processo e anexar documentos, um curioso advogado se destacava: Antônio De Martin, 82 anos, dos quais pelo menos 40 dedicados à advocacia, não perdia uma dica do professor Bruno Guerra.

Dr. De Martin já foi prefeito, vice-prefeito e vereador de Itarana em mais de uma oportunidade. Inquieto, como se define, revelou que tem paixão por aprender e que, em 2017, o maior desafio que enfrentou na sua atividade profissional foi o Processo Judicial Eletrônico.

“Minha vida foi de luta e aprendi a aprender sempre. Quando me deparo com algo estranho, me esforço para decifrar o quanto antes. Porque se você não decifra aquilo que não conhece, acaba sendo engolido pelo desconhecido”, refletiu.

Antes de participar do Brigadas PJe, Antonio De Martin se virava do jeito que dava para peticionar no PJe. Pedia ajuda ao filho, aos advogados mais habituados, enfim, encontrava uma maneira de não deixar a tecnologia ser uma barreira para o exercício da advocacia.

“Nós advogados antigos e que temos escritórios pequenos vamos lutar com dificuldade porque o programa chega e muda tudo. Melhorou em certo ponto, uma vez que no dia seguinte ao protocolo de uma petição você já sabe onde ela está, mas para quem não é ativo não é fácil. Estou tentando absorver os conhecimentos que recebi no curso ainda. É muita coisa”, revelou.

O advogado contou também que, aliado à tecnologia, os clientes querem cada vez mais um resultado rápido para as demandas. “Estamos na época de qualidade e rapidez. O cliente mal entrega os documentos e já pergunta se vai demorar. Explicamos que não é tão rápido assim, mas muitas vezes não adianta. Desta forma, a tecnologia não pode ser mais um problema”, avaliou.  

Saiba

As Brigadas PJe já passaram por quase todo o Estado. Nesta segunda, o projeto volta à subseção de Colatina para atender os municípios de Colatina, São Domingos do Norte, Governador Lindemberg e Marilândia. A abertura será na sede da subseção, às 10 horas.

keyboard_arrow_up