Concurso

Advogada de Sergipe vence concurso de poemas da OAB-ES



 A premiação do 1º concurso de poemas realizado pela OAB-ES que abordou o tema violência contra mulher foi realizado na noite de segunda (25/11), data internacional sobre o tema. Ao todo foram inscritos 50 participantes no concurso. Em 1º lugar ficou o poema “Ciclo de Memórias” da advogada sergipana Joyce Vasconcelos que veio de Aracaju (SE) prestigiar o evento. Em 2º lugar se destacou o poema “Doze anos de casamento” do advogado Homero Barbosa Leão e em 3º lugar o poema “Marias” da advogada Jamili Abib Lima Saade. Foram realizadas as leituras dos três poemas vencedores do concurso.

A premiação aconteceu durante a abertura do debate contra violência: “Inteligência Emocional e Lei Maria da Penha” promovido pela Comissão de Direito Cultural e Propriedade Intelectual e pela Comissão da Mulher Advogada.

“Ficamos super felizes com o comparecimento da Dra. Joyce Vasconcelos que veio de Sergipe prestigiar o evento e fazer a leitura de seu poema como primeira colocada, e com o da Dra. Jamili Abib Lima Saade, que também fez sua leitura como terceira colocada. Além disso, apesar de não estar presente, o poema do Dr. Homero Barbosa Leão, ganhador na segunda colocação, foi lido por um dos nossos membros, o Dr. Anaximandro Amorim”, destacou Juliano Regatteiri, presidente da Comissão de Direito Cultural e Propriedade Intelectual.

“Com indicação e apoio da ESA, acabamos por escolher ótimas palestrantes. As exposições foram realmente incríveis. Emocionante”, destacou.

Para a 1ª colocada no concurso de poesia, a advogada Joyce Vasconcelos que veio de Aracaju (SE), falou sobre a experiência e pela colocação: 

"Como advogada integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), pela OAB-SE, foi uma experiêcia ímpar conhecer parte da estrutura da OAB-ES como ganhadora do primeiro concurso temático de poesias, realizado pela Comissão de Direito Cultural e Propriedade Intelectual, ainda mais pelo tema do concurso, "violência contra a mulher", um tema que sempre deve ser debatido devido à violência estrutural que a mulher sofre, e que faz parte de uma bandeira que a OAB como um todo levanta: a do fim dessa violência. O evento de entrega dos prêmios foi maravilhoso e trouxe o brilho intelectual de duas grandes mulheres estudiosas da temática: a delegada Cláudia Dematte, e a psicóloga Gina Strozzi. Por fim, como escritora e mestranda estudiosa de "gênero", sinto uma felicidade particular pelo reconhecimento do meu trabalho, ainda mais porque isto acaba provando que estou no caminho certo para desconstruir uma cultura que nos cala e nos mata. O caminho nós fazemos, e a poesia pode ser uma luz para iluminá-la", relatou.






Após a premiação, aconteceu o debate que teve participação da Diretora de Direitos Humanos e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Flávia Brandão, como moderadora e que abriu o evento com um profundo discurso sobre a importância da data e da abordagem do tema. O evento teve a participação da delegada chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher no Espírito Santo, Claudia Dematté que falou sobre o tema "Dialogando sobre a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher" e da psicóloga, doutora e autora do livro “Mulher Líder de Si mesa”, Gina Strozzi que contribuiu com o tema “O uso da Inteligência Emocional para prevenção da violência contra a mulher”.

Confira os ganhadores do concurso:

 1º lugar - Poema: Ciclo de Memórias.

Autora: Dra. Joyce Vasconcelos Santos.  OAB-SE 11492;

 2º lugar - Poema: Doze anos de casamento.

Autor: Dr. Homero Barbosa Leão. OAB-ES – 13537;

3º lugar - Poema: Marias.

Autora: Dra. Jamili Abib Lima Saade. OAB-ES 16706.

 

keyboard_arrow_up