Empreendedorismo em foco

Abertura da Semana da Mulher Advogada debate igualdade de gênero e desafios na advocacia

A abertura oficial da Semana da Mulher Advogada da OAB-ES, realizada na noite de segunda-feira (06/07), foi marcada por um amplo debate sobre os desafios da advocacia feminina e igualda de gênero. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo aplicativo zoom,no canal da ESA-ES no youtube https://www.youtube.com/oabtves.

O tema central será “Empreendedorismo em foco” e durante toda semana serão realizadas diversas palestras com profissionais renomados no Brasil e debates com a participação de diversas advogadas capixabas.

O primeiro dia foi conduzido pela da presidente da Comissão da Mulheres Advogada, Livia Cipriano Dal Paz, e contou com a presença do presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, e da vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão. O presidente desejou boas-vindas a todas. “É uma felicidade abrir esse evento só de mulheres”. Ele anunciou aos presentes sobre a abertura da primeira sala de lactantes no Fórum Criminalista. “Temos muito orgulho de contar essa novidade da OAB-ES nesse evento. A ideia é inaugurar mais salas voltadas para mães advogadas que estejam amamentando, disse Rizk. Bom evento a todas. O espaço é de vocês. Esse momento de debate e integração enriquece a advocacia”, ressaltou ainda o presidente.

A vice-presidente da OAB-ES falou sobre a Semana. “Parabenizo a Comissão pela realização do evento. Tenho orgulho de atuar ao lado de mulheres determinadas e guerreiras. As mulheres são empreendedoras. Em nosso escritório na área de Direito Trabalhista priorizou dar oportunidade as mulheres advogadas atuarem o mercado de trabalho”, afirmou Anabela.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada falou sobre a Semana. “A questão da igualdade de gênero parece estar sendo tratada com a seriedade que merece. A luta por uma maior presença feminina em todas as áreas da sociedade tem intensificado a cada ano. Não temos dúvidas que seja preciso avançar. Neste sentido, na semana jurídica que coloca a mulher e o empreendedorismo em foco, apresentamos dois ótimos exemplos de liderança feminina. As mulheres que tentam ascender à liderança enfrentam obstáculos culturais e sistêmicos que dificultam seu avanço, como o preconceito inconsciente. Hoje teremos oportunidade de formar conexões estreitas com outras mulheres, que podem compartilhar suas experiências pois já passaram pelas mesmas dificuldades – e mostram que vale a pena trazer seus talentos únicos para a liderança”, afirmou a presidente da Comissão.

Durante a noite foram apresentadas duas palestras. A advogada de Brasília e sócia diretora de Marketing e Relações Institucionais de Mauro Menezes & Advogados, Marcelise Azevedo apresentou o tema “Um novo mundo: as adaptações necessárias para a continuidade e excelência no exercício da advocacia”. A outra convidada foi a conselheira Seccional e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP, Claudia Patrícia Luna, que abordou o tema “Liderança Feminina nos Escritórios e Departamentos Jurídicos”.

Elas falaram sobre suas experiências profissionais e debateram os desafios da mulher na advocacia.

A conselheira federal Luciana Mattar Nemer foi convidada como debatedora da noite. “O exercício da advocacia requer boas técnicas de gestão. É necessário gerir pessoas, cujos perfis devem ser adequados ao trabalho, com motivação, liderança, treinamento; gerir a produção jurídica, assegurando qualidade, assertividade, prazos, e para isso é importante contar com sistemas, controladoria e indicadores, gerir o relacionamento com o cliente e o marketing (atentando-se às limitações da profissão) e gerir as finanças, também por indicadores, sistemas e com profissionalismo”, destacou a conselheira.

As palestras prosseguem até sexta-feira (10), sempre às 18h, com a participação de palestrantes renomados e debatedores locais. As advogadas inscritas pelo zoom terão certificado da ESA-ES.

Ação Solidária

Na Semana Da Mulher Advogada, a Comissão também promoverá uma ação solidária para arrecadar cestas básicas em prol dos advogados que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica devido à pandemia do coronavírus. As doações poderão ser feitas presenciais e entregues na sede da sede da OAB-ES, que fica na rua Alberto de Oliveira Santos, 59, Edifício Ricamar, 3º andar, Centro, Vitória, nas quartas e sexta- feiras de 9h às 18h. Os interessados também podem optar doar por meio do aplicativo PICPAY da OAB-ES no @OAB.VITORIA e compartilhar o recibo informando que é a doação para Comissão para o e-mail miriam.vitoria@oabes.org.br (Setor Administrativo e Financeiro da Ordem).
Confira a programação da Semana: