1º Fórum Estadual com os Coordenadores de Curso reúne mais de 15 instituições
19 de Maio de 2017 • 13h12
1º Fórum Estadual com os Coordenadores de Curso reúne mais de 15 instituições
Fórum reuniu coordenadores de cursos de faculdades do ES. Foto: Divulgação.

Mais de 15 instituições de ensino superior, que ofertam curso de Direito no Estado, participaram do “Primeiro Fórum Estadual com os Coordenadores de Curso de Direito”, promovido pela Comissão de Ensino Jurídico em conjunto com a Comissão de Estágio e Comissão Estadual da Advocacia em Início de Carreira (C.E.A.I.C).

O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Espírito Santo (OAB-ES), e foi idealizado pelo presidente da Comissão de Ensino Jurídico, Luiz Augusto Bellini: “A ideia surgiu em uma reunião que participei na Comissão Nacional de Educação Jurídica, do Conselho Federal, numa troca de experiências das Comissões do Paraná e de Minas Gerais. Eles noticiaram que tiveram um grande avanço depois da interação entre os coordenadores, as instituições e as Comissões locais sobre o aprimoramento jurídico. Trouxe a ideia para a OAB-ES e tenho certeza que o ensino jurídico sai fortalecido do evento.”

Parar iniciar o Fórum, o presidente da Ordem, Homero Mafra, discursou para os coordenadores participantes sobre a abertura que as faculdades de Direito do Estado têm na OAB-ES: “Quero agradecer a presença de vocês e dizer que a Ordem é exatamente isso. Um local de pluralização e democracia. A OAB-ES não pode pertencer a nenhuma instituição de ensino e deve pertencer a todas elas. Vocês devem ter voz e igualdade para que possamos ter um ensino jurídico cada vez melhor, que é o sonho de todos nós.”

A ordem de apresentação das Comissões seguiu a linha cronológica reversa da advocacia. O primeiro a palestrar foi Luiz Augusto Bellini, seguido da Mayra Monteiro, vice-presidente da Comissão de Estágio e por último Natalya Assunção, presidente da CEAIC. Todos apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelas Comissões e convidaram as instituições de ensino a futuras parceria em projetos que visam a melhoria da advocacia no Estado.

“Com o provimento 001/2017 relacionado ao estágio profissional da advocacia, surgiu a necessidade de se fazer um trabalho pedagógico para divulgar o provimento. E com isso começamos a fazer visitas junto as agências de estágios, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e com os núcleos de prática jurídica que estão intimamente ligados aos temas debatidos no Fórum, e a participação da Comissão de Estágio. Porque o estagiário é um acadêmico e fazer com que ele tenha um estágio de qualidade o prepara para que seja um bom profissional no futuro. O nosso objetivo hoje foi alcançado.” Comentou a vice-presidente da Comissão de Estágio, Mayra Monteiro.

Natalya Assunção destacou os projetos “OAB vai à Faculdade” e “Grupos de Estudos” que atendem demandas da jovem advocacia: “O projeto “OAB Vai à Faculdade” foi formulado no intuito de unir as Comissões da Advocacia em Início de Carreira, Ensino Jurídico e Estágio com as faculdades por meio dos professores e dos alunos. A finalidade é a melhoria do ensino jurídico e, consequentemente, a valorização desse profissional que irá para o mercado de trabalho. O objetivo é interagir a OAB-ES com as faculdades, no intuito de fortalecer o ensino jurídico, incentivar e fortalecer a advocacia. E os “Grupos de Estudos” foram criados pela CEAIC com o objetivo de cada vez mais ter o debate jurídico acerca de temas do cotidiano.”

Iana Soares Pena participou do Fórum representando a Rede de Ensino Faculdade Doctum – Vitória e ficou satisfeita com o evento: “A OAB-ES se mostrou aberta para as instituições de ensino. Foi uma oportunidade de troca de experiências e me encantou bastante a postura da Ordem, de se mostrar amiga das faculdades e disposta a colaborar para o desenvolvimento da advocacia.”

Também compôs a mesa o presidente da Comissão de Estágio da OAB-ES, Hélio João Pepe de Moraes, e a vice-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais, Marianne Rios.

© 2017 • Ordem dos Advogados do Brasil - ES • Todos os direitos reservados!