Roda de conversa com personalidades femininas reuniu várias de advogadas na Casa Di Luiza
Advogadas de diversas áreas do Direito prestigiaram o evento de comemoração ao Mês da Mulher realizado na noite de quinta-feira (16/03) na Casa Di Luiza, Enseada do Suá.
Com o salão lotado e um ambiente descontraído, elas tiveram oportunidade de assistir um bate-papo com personalidades femininas com o tema “As Mulheres querem vida, direitos e liberdade - Uma reflexão além da maquiagem”.
Clique aqui e veja as fotos do evento
A roda de conversa contou com a participação de Anabela Galvão, presidente em exercício da OAB-ES; de Hermínia Azoury, Coordenadora Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do TJES; Jacqueline Moraes, Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres; e Adriana Müller, psicóloga, terapeuta de família e comentarista da Rádio CBN. A mediação foi feita por Fernanda Queiroz, editora e apresentadora da Rádio CBN. Também participou do evento a secretária-geral adjunta da Ordem, Silvia Hansen.
O encontro também contou com a Procuradora-Geral, Luciana Gomes Ferreira de Andrade; a presdiente em exercício do TRT-ES, a desembargadora Alzenir Bollesi de Plá Loeffler; e Jane Nascimento Costa Pinheiro, representando o Conselheiro Ouvidor do TCEES, Domingos Augusto Taufner.
A presidente em exercício da OAB-ES, Anabela Galvão, desejou boas-vindas às convidadas. “Estou vendo grandes guerreiras aqui da Comunicação, da Justiça, da Política e da advocacia. São tantas aqui… Esses eventos são muito importantes. Não só em março, mas em todos os meses. Temos que estar juntas e caminhar unidas para fortalecer cada vez mais nosso Estado”, disse.
“Venho com uma reflexão, com algumas crenças e preconceitos que ainda cercam as mulheres, com a ideia de que nos arrumamos para impressionar outras mulheres, bem como pela competição entre nós por espaços de poder. Infelizmente, essas são, muitas vezes, crenças usadas como armas contra nós, alimentando discórdia e desunião entre as mulheres. E quem se beneficia disso são alguns homens e o machismo que ainda persiste nesta sociedade. É importante lembrar que precisamos nos arrumarmos para nos sentirmos bem e confiantes independente da opinião alheia. E a competição entre nós não deve ser vista como uma forma de nos diminuirmos. Mas, sim, de nos incentivar a nos desenvolver cada vez mais. Neste mês de março quero encorajá-las a se unirem ao invés de competir e nos apoiarmos. Juntas podemos construir um futuro com mais equidade, mais igualitário e justo para todas as mulheres. Agradeço a todos os presentes e desejo um evento muito maravilhoso para todas nós”, saudou Anabela Galvão.
Violência contra mulher, empoderamento feminino e política foram algumas das pautas em destaque. Em um momento da conversa, a psicóloga Fernanda Müller realizou uma dinâmica com a plateia: aquelas que quisessem poderiam transmitir palavras que achassem importantes com a primeira letra do nome
Já no final do bate-papo, Fernanda Müller lançou um desafio para as participantes da mesa-redonda sobre as expectativas de 2023.
“Meu maior desafio até o próximo dia 8 de março é envolver os homens na pauta que é a luta por igualdade de oportunidade”, disse a Secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Jacqueline Moraes.
“Não gostaria mais de ver notícias sobre violência doméstica. Precisamos de boas notícias. É isso que eu espero de 2023”, afirmou a coordenadora Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do TJES, Hermínia Azoury.
“Precisamos de menos violência e mais mulheres na política para fazermos a diferença. Caminhar neste sentido e a apoiar as mulheres que estão na política”, disse a presidente em exercício da OAB-ES, Anabela Galvão.