Planejamento

OAB-Jovem prepara várias ações para 2022, entre elas o Congresso Estadual

  • A Comissão da Jovem Advocacia (OAB-Jovem) se reuniu para fazer o planejamento de uma série de ações para 2022


A Comissão da Jovem Advocacia (OAB-Jovem), da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo (OAB-ES), está preparando uma série de ações para 2022. Uma delas é o projeto “OAB na Faculdade + OAB Jovem Social”, sob a coordenação da presidente da Comissão, Tainá Coutinho. Trata-se de uma união de duas ideias em busca de maior efetividade e melhor aproveitamento dos participantes.

O primeiro, tem como objetivo inserir os jovens advogados e advogadas nas faculdades, a fim de levar conhecimento prático e experiências da advocacia aos estudantes de Direito. Com palestras rápidas e didáticas, serão compartilhados conhecimentos com estudantes a partir do sétimo período em faculdades parceiras. O "OAB Jovem Social”, por sua vez, terá como foco incentivar esses estudantes a participarem da arrecadação de donativos para ações sociais específicas a serem desenvolvidas pela Comissão.

"A Comissão iniciou os trabalhos de 2022 com o desenvolvimento de projetos já existentes, visando a melhoria e expansão para todo o Estado. Além disso, iremos continuar a busca pela aprovação do Plano Estadual da Jovem Advocacia, que iniciou com a antiga diretoria e gostaríamos de finalizar. Nossa maior meta neste ano é promover um grande e enriquecedor Congresso Estadual da Jovem Advocacia. Por fim, contamos com a participação de todos e todas nos trabalhos da Comissão. Estamos à disposição por meio de nossas redes sociais e grupos no whatsapp", explica a presidente da Comissão.

Congresso Estadual

Outro grande evento será o “Congresso Estadual da Jovem Advocacia”, em agosto, sob a coordenação da secretária adjunta Bianca Adão Peruggia. Este projeto visa integrar os jovens advogados à realidade prática da profissão. É uma grandiosa oportunidade de conhecer grandes nomes da área e de adquirir valioso conhecimento. Além disso, busca-se o aperfeiçoamento técnico e prático de ensino e abre portas para enfrentar o dia a dia da profissão. Neste ano, o foco será a vivência do presente, na resolução das maiores dificuldades que o jovem advogado pode enfrentar. O evento será presencial, ou seja, a troca será promissora.

“A primeira reunião da Comissão da Jovem Advocacia Estadual não poderia ter sido melhor! Tivemos a oportunidade de reencontrar valiosos amigos e de conhecer novos. Conversamos sobre nossas dores e anseios e partilhamos em conjunto sobre as soluções também. Sem dúvida alguma, foi o pontapé inicial para uma classe que está unida em ser apoio um do outro e trilhar o caminho da advocacia, sabendo que vale a pena cada passo”, ressalta Bianca Peruggia.

Bem-vindo Advogado

Outra ação é o projeto “Bem-vindo Advogado”, sob a coordenação do secretário-geral da OAB-Jovem, Felipe do Bortoli Munhoz. O objetivo é a promoção de encontros periódicos que visam aproximar o jovem advogado do exercício da profissão.

“Sabemos que as faculdades, atualmente, não preparam o advogado para o mercado de trabalho e, muitas das vezes, após receber a Carteira da Ordem, esse profissional se pergunta: ‘E agora?’. A ideia é proporcionar aos novos colegas, nos encontros, momentos em que ele possa aprender e se preparar para a prática da advocacia”, explica Felipe Munhoz.

Segundo ele, a ideia é mesclar os encontros, alguns para aproximar o advogado e a advogada em início de carreira de outros colegas mais experientes, bem como trazer profissionais com autoridade em assuntos relevantes para uma troca de experiências.

Instagram e Informativos

Já o “Instagram e Informativos da Jovem”, sob a coordenação do vice-presidente Johnatan Machado, tem por objetivo dar publicidade aos trabalhos da Comissão, utilizando-se de conteúdos informativos e didáticos, através dos meios de comunicação disponíveis. Além de auxiliar o Jovem Advogado no início de carreira e abrir espaço para a participação desse profissional junto à OAB-ES de uma forma democrática e dinâmica e, também, convidar integrantes da Comissão e outros especialistas para participarem de debates com temáticas pertinentes.

"Com o início dos trabalhos junto à Comissão, me senti ainda mais próximo da Jovem Advocacia. Posso dizer que compartilhamos dos mesmos anseios e de experiências recíprocas que podem ser melhoradas com a união da classe e com a luta pela valorização da advocacia. Acredito que podemos contribuir, e muito, para quebrar as barreiras que encontramos no início de carreira e tornar o caminho do Jovem Advogado mais prazeroso e inspirador. A Comissão está apenas começando os seus trabalhos e com certeza fará uma diferença significativa na vida desses profissionais", garante Johnatan Machado.
keyboard_arrow_up