Entrega on-line de carteiras

OAB-ES entrega mais de 60 carteiras de advogados a bacharéis em Direito

Mais de 60 bacharéis em Direito tiveram a alegria de receber a Carteira da Ordem e se tornar advogados e advogadas durante a quarta cerimônia on-line de 2021, realizada na última sexta-feira (14/05).

A solenidade foi aberta pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho.

O juramento foi conduzido pela advogada Suelen Leontina França Alagoano, que também recebeu a sua carteira junto aos demais colegas. Após o juramento, foi passada a palavra para a oradora da turma, Hansnara Marques de Almeida.

O advogado e membro da Academia Brasileira de Direito Tributário, Samir Furtado Nemer, convidado como paraninfo da turma, saudou a todos os presentes, parabenizou e aconselhou os novos advogados e advogadas.

“Gostaria de parabenizar os meus novos colegas de profissão. Essa data de receber a carteira é um momento marcante na carreira. Gostaria de dar duas sugestões a serem utilizadas na vida prática. A primeira é não acreditar nas frases feitas que escutamos há vários anos, como, por exemplo, que o mercado da advocacia está saturado, mal remunerado e que já tem pessoas na família atuando. Essas são frases falsas. Essa não é a realidade da nossa profissão. A advocacia é um novo horizonte de infinitas possibilidades. A nossa atividade é extremamente lucrativa. Nos dá uma ganho cultural e intelectual. Nenhuma profissão cresce tanto como a advocacia e se expande cada vez mais no Brasil. Não acreditem nessas frases que limitam sua capacidade de crescimento. A segunda, é que a advocacia não se faz nas redes sociais. É importante utilizá-la. sim, de forma digital, mas com responsabilidade. A advocacia se faz na prática e no investimento de relacionamentos. Parabéns a todos e a todas e desejo que cada um de vocês construam sua própria trajetória. Desejo sucesso!”, destacou Samir Furtado Nemer.

Coral

Durante a solenidade, os novos advogados e convidados foram presenteados com a apresentação virtual do Coral da OAB-ES, regido pelo maestro Max Carvalho e com a participação especial do presidente da OAB Jovem, Baltazar Bittencourt no violão.

No repertório, Anunciação de Alceu Valença e Aleluia, de Leonard Cohen. O presidente da CAAES, Aloisio Lyra, também participou da solenidade.

“A Caixa é um braço assistencial da OAB. Sejam bem-vindos. Convido vocês a conhecerem os benefícios que a CAAES oferece aos advogados. Participem, interajam. Desejo sucesso nesta nova caminhada", disse.

Em seguida, o presidente da OAB Jovem, Baltazar Bittencourt, também falou para os novos profissionais.

“Cumprimento ao presidente Rizk e a todos e todas. Gostaria de parabenizá-los. Nesse momento de tanta aflição em que vivemos, participar dessa sessão e ver tanta alegria nos olhos de vocês, colegas, é um alento. Aproveitem essa conquista, comemorem em segurança com as famílias de vocês essa vitória, que carrega individualmente uma história de superação única. Aos familiares, todos os cumprimentos, pois são tão responsáveis quanto por essa conquista. Tenham orgulho desses novos advogados e advogadas no dia de hoje. Quero lembrar que quando um cidadão carente de justiça encontra ao seu lado, ainda que se trate do processo mais combativo e perigoso, um defensor que fraternalmente o assiste, isso significa que no coração dos advogados não há só avidez de dinheiro e sede de glória, mas também o sentimento de efetiva justiça, que manda que não se deixe o inocente sozinho com sua dor, ou o culpado sozinho com sua vergonha”, ressaltou.

Além disso, o presidente da OAB Jovem disse: “Não abaixem a cabeça perante qualquer autoridade e não sejam arrogantes com os miseráveis. Agarrem nossas prerrogativas com unhas e dentes, pois são elas os pilares do Estado Democrático de Direito. Permaneçamos em vigilância e segurança em respeito às vítimas dessa pandemia. Cumprindo nossa parte não somente como profissionais essenciais à administração da justiça, mas como cidadãos. Ressalto, finalmente, que a OAB Jovem, juntamente com toda a gestão da Ordem, em nome do nosso presidente Rizk, encontra-se à inteira disposição de vocês. Acompanhem nossos projetos e nos ajudem a construir o futuro da advocacia. Parabéns, sejam bem-vindos à advocacia, sejam bem-vindos à OAB”.

O presidente José Carlos Rizk Filho lembrou, também, que desde o início da pandemia, a Ordem não parou. “Tivemos que nos reinventar. Realizamos a primeira solenidade on-line de entrega de carteiras do Brasil. Tivemos que aprender com o novo. Parabenizo a vocês que se tornam advogados neste momento tão difícil. Comemorem em segurança. É preciso ter coragem e inovar. Encarem a OAB-ES como a casa de vocês. Respeitem a Ordem e o Sistema OAB que sempre estará ao lado de cada um. Dias melhores virão”, encerrou Rizk.