Programação

Abertas as inscrições para o evento do Dia do Advogado que reunirá grandes especialistas nacionais e capixabas




A Escola Superior de Advocacia (ESA-ES) está preparando uma agenda especial para comemorar o Dia do Advogado, 11 de agosto. Durante todo dia haverá um ciclo de palestras com o tema central "Um novo tempo para a advocacia: desafios e perspectivas” com a participação de personalidades referências nas diversas áreas do Direito. 

Os advogados e advogadas interessados em participar podem se inscrever aqui .

De acordo com o diretor presidente da ESA-ES, Alexandre Zamprogno, esse é o primeiro evento presencial acadêmico para celebrar o Dia da Advocacia depois do enfrentamento à pandemia. “Neste ano, o enfoque serão as inovações pelas quais a advocacia está passando e vai passar nos próximos anos, principalmente no pós-pandemia. Precisamos debater o futuro. Nosso tema é ‘Um novo tempo para a advocacia: desafios e perspectivas’. Convido a todos a participarem", ressaltou Zamprogno.

Grandes nomes nacionais e capixabas do Direito estão confirmados no evento, como a Deputada Federal e relatora da Reforma Eleitoral, Margarete Coelho, o Desembargador Samuel Meira Brasil Jr, o advogado e Consultor Jurídico Marcelo Weick, o Conselheiro Federal da OAB, Luiz Cláudio Allemand, entre outros. “Também teremos atrações culturais”, adiantou Zamprogno.

O evento presencial, que será realizado de 9h30 às 18h30 no Ilha Buffet Álvares Cabral, em Bento Ferreira, respeitará todos os protocolos sanitários. Os participantes terão certificação com carga horária de nove horas. Haverá, ainda, transmissão ao vivo pelo YouTube da OAB/TV-ES.

Serviço:

Dia do Advogado com Ciclo de Palestras "Um novo tempo para a advocacia: desafios e perspectivas”
Data: 11 de agosto (quarta-feira)
Horário: 9h30 às 18h30
Local: Ilha Buffet Álvares Cabral, Bento Ferreira, Vitória


Confira a programação:

9h30 - Credenciamento.
10h - Sessão Solene de Abertura
10h40 - Desafios e perspectivas da virtualização dos processos

Des. Samuel Meira Brasil Jr. - Desembargador, Professor do Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura – (ENFAM), Doutorado e Mestrado em Direito (USP) e Mestrado em Ciência da Computação (UFES).

11h10 - Desafios e Perspectivas da Democracia Brasileira

Margarete Coelho - Advogada e Deputada Federal
Marcelo Weik - Doutor em Direito (UERJ), professor efetivo da UFPB, advogado, Consultor Jurídico e membro da ABRADEP e da IAB.

12h10 às 14h - Intervalo 

14 às 14h30 - Sustentação Oral

Jane Berwanger - Advogada, Doutora em Direito Previdenciário e professora de Direito Previdenciário em várias instituições. Autora de várias obras e integrante do Conselho Editorial da Editora Juruá.

14h30 às 15h - O Projeto da Nova Lei Geral do Esporte (PLS 68/2017) na perspectiva da advocacia.

Fernando Cabral – Master of Law Litigation, auditor em Comissão Disciplinar no STJD do Futebol dos Desportos Aquáticos, vice-diretor geral da ESA-OAB/RJ e professor da pós-graduação em Processo Civil da IBMEC.

15h às 15h30 - Advocacia 4.0

Luiz Cláudio Allemand - Advogado em Vitória/ES, Mestre em Direito Tributário, LL.M. pela Steinbeis University Berlin, Diretor do Departamento Jurídico da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e Conselheiro Federal da OAB.

15h30 às 16h - Relação de Trabalho no Século XXI

Bruno Gomes Borges da Fonseca - Pós-doutorado em Direito pela PUC/MG, pós-doutorado pela UFES, Doutor e Mestre em Direito pela FDV, professor da FDV e Procurador do Trabalho na 17ª Região.

16h às 16h20

Intervalo - Coffee Break

16h20 às 16h50 - Embargos de Declaração como postulação saneadora

Rodrigo Mazzei - Advogado, Mestre em Direito Civil (PUC/SP), Doutor em Processo Civil (FADISP), Pós-Doutor (UFES), Professor da Graduação e Mestrado da UFES e Coordenador do NEAPI (UFES).

16h50 às 17h20 - Aspectos Práticos dos Honorários Advocatícios

José Antônio Neffa Junior - Presidente da 8ª Subseção de Vila Velha, Mestre em Direito pela FDV, Coordenador da Pós-graduação de Direito Processual Civil da ESA-OAB/ES e professor de Direito Processual Civil da UVV.

17h20 às 17h50 - O giro da jurisprudência processual penal em favor das garantias constitucionais.

Américo Bedê - Doutor e Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais (FDV), Juiz Federal e autor de livros e artigos jurídicos.

17h50 às 18h30 - Uso predatório das ações de família
Rafael Calmon - Mestre (UFES), Doutor (UERJ) em Direito Processual Civil e Juiz de Direito do TJES.

* A programação pode sofrer algumas alterações
keyboard_arrow_up